segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Incredulidade

Meses e meses de procura de um novo emprego seja em que área for, de preferência em Psicologia, e só me deparo com esta resposta: " a menina tem habilitações a mais!"
Que raio quer isto dizer? Que fiz mal em me formar? Que viveria melhor se tivesse apenas a escolaridade obrigatória?

Para começar não nasci em berço de ouro e desde cedo trabalhei para pagar os meus estudos. Terminada a faculdade, por 2 anos foquei-me em arranjar algo na minha área de formação e, inclusive, mudei-me para Lisboa. Dizia-se que seria mais fácil, com maior oferta, etc e tal.... Na realidade só gastei os poucos recursos que tinha em transportes, fotocópias, alimentação, alojamento.... Chega um ponto que não há mais fundo de maneio e é urgente arranjar qualquer coisa: fui florista, contabilista, secretária, vendedora porta-a-porta, lojista... ao mesmo tempo fiz voluntariado e abracei causas nobres. Para quê afinal? Para conseguir me sustentar, para não me deixar ir abaixo, para sair de casa, ganhar experiência, tentar coisas novas... Para quê afinal? Para ficar com habilitações a mais???

Maldita a hora que diziam aos meus pais que eu era uma criança inteligente, que seria alguém na vida...
Maldita a hora em que acreditei que podia mudar o mundo! O meu mundo! Afinal era uma criança tão esperta e inteligente!

Recentemente, a uns 3 anos, consegui ter alguma estabilidade emocional e económica que permitiu ausentar-me do mundo do trabalho e criar uma família: tive 2 filhos maravilhosos que cuidei e criei como mãe-a-tempo-inteiro. E mesmo notando que ambos são inteligentes, espertos e com um desenvolvimento acima do normal, tenho receio de os elogiar e falar com eles sobre as suas habilidades. Não quero que um dia venham a arrepender-se de eu os ter elogiado em demasia!

Sim, eu sei, está errado! Uma mãe deve sempre motivar os seus filhos a serem cada vez melhores e melhores pessoas!
Uma mãe que pretende regressar ao mundo laboral aos 36 anos... Que ousadia!!! 
Uma mãe que acima de tudo é uma mulher capaz... Que coragem!!!
Uma mulher que aos olhos deste mundo pequenino tem Habilitações a Mais!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário